Emmanuel Mounier (1905-1950) e sua filha Anne

Espaço para difusão da filosofia personalista de Emmanuel Mounier e para ponderações de vários temas importantes, tendo como referência essa perspectiva filosófica.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que é personalismo.

O personalismo é uma filosofia que tem como maior ênfase conduzir o homem para sua realização como pessoa. Tendo esse pensamento como princípio ideológico, o sujeito que se percebe como pessoa, percebe a importância de sua pessoalidade e se desperta para ação vocacional, dando lugar a expectativas pessoalizadas.

Na visão personalista, ser completo como pessoa é levar a sério suas necessidades pessoais satisfeitas, ou pelo menos, percebidas e trabalhadas. Levando isso a sério, a filosofia personalista, destacando o valor da pessoa, coloca a questão pessoal sobre o as demais questões, por entender que todas as questões importantes da existência estão contidas nas questões pessoais. Nada, jamais, deve diminuir o valor e a primazia de uma existência personalista.

O personalismo coloca a pessoa acima de quaisquer instituições ou coletividade, pois o ser humano com sua pessoalidade é único e peculiar, e essa peculiaridade impossibilita que todo o seu querer e as suas ânsias, estejam totalmente em harmonia ou satisfeitos com as vontades, aspirações ou conquistas de uma classe, grupo ou instituição. Se como pessoa percebo uma grande distância entre o meu querer e o que recebo como paga num convívio trabalhista, entre o meu querer e o que me oferece um grupo e as instituições sociais, não posso deixar também de perceber e tratar o meu próximo como uma pessoa, justamente por entender que ele tem, como eu, aspirações pessoais, que, sendo pessoalizadas, naturalmente se chocam com as minhas por serem frutos de sua subjetividade e peculiaridade pessoal. Com a percepção da pessoa como um ser distinto, porém, próximo, tendemos a buscar proximidades pessoais sem desvalorizar a alteridade.

Destacando a importância da pessoa humana, destaca-se também um fator subsequente, ou seja, a integralidade do homem. Disse Mounier, "o homem é corpo exatamente como é espírito, é integralmente corpo e é integralmente espírito". Seguindo a mesma lógica, com Mounier podemos também afirmar: "Existir subjetivamente, existir corporalmente são uma e mesma experiência” ou "O que não age não é". Nessas três assertivas, Emmanuel Mounier ressalta que o que cremos deve coadunar-se com o que somos, ou seja, não pode haver diferença entre minhas motivações subjetivas e meus atos objetivos. Se o que não age, não é, não o faz, porque não crê efetivamente no que afirma. A encarnação da idéia é um dos pressupostos mais fortes do personalismo, o que eu afirmo crer deve consequentemente ser endossado pelos meus atos, pois um credo sem ação seria semelhante a um espírito sem carne, não existindo nisso nenhuma substância, e, se não existe substância, não é real. Não existe espírito vivo sem corpo - nem crença real sem ação encarnada. O cerne do personalismo é a ação, e é nesse ponto que ele se destaca das demais disciplinas filosóficas, pois não propõe apenas afirmações e sim ações afirmativas ou afirmações engajadas.

Sabendo, através do personalismo, que nossos atos e escolhas sempre indicam o caminho que nosso espírito está a trilhar, percebo que se eu ajo e estou engajado é porque verdadeiramente acredito em minhas afirmações, e consequentemente "sou" na minha ação a afirmação que defendo crer; se não o faço é porque não sou o que digo ser, nem verdadeiramente acredito no que afirmo e ostento ser.

Lailson Castanha

______



MOUNIER, Emmanuel. Manifesto ao serviço do personalismo. Lisboa: Livraria Moraes editora, 1967.



MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Lisboa: Livraria Moraes editora, 1967.

2 comentários:

  1. O homem reconhecer o próprio homem
    Quanta violêmcio no humano,,,
    Só se vê violência no ser que é racional!
    Como seria bom que esse ser chamado homem valorisace o seu próximo, e tivesse sensibilidade para não cometer barbarie contra o seu semelhante:!
    Está na hora do homem conhecer o outro como uma pessoa, portanto, um ser semelhamte, e não fazer vista grossa para não querer mirar a face do seu próximo e o valorizar como pessoa..

    Laerço dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. comente sobre a evolução do personalismo ?

    ResponderExcluir

Meu propósito:

Minha foto
Brazil
Intentamos propagar o personalismo, bem como suas principais ideias e seus principais pensadores, com a finalidade de incitar o visitante desse espaço a ponderar de forma efetiva sobre os assuntos aqui destacados e se aprofundar na pesquisa sobre essa inspiração filosófica, tão bem encarnada nas obras e nos atos do filósofo francês, Emmanuel Mounier.

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Seguidores