Emmanuel Mounier (1905-1950) e sua filha Anne

Espaço para difusão da filosofia personalista de Emmanuel Mounier e para ponderações de vários temas importantes, tendo como referência essa perspectiva filosófica.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Arte - você já pensou sobre?

Se no espetáculo da vida entrasse no palco um apresentador e lançasse para a plateia a seguinte pergunta: - O que é arte? Você ousaria se expor em público apresentado sua opinião para, como calouro ser avaliado?
.
Se sua resposta for negativa, lhe acrescento à pergunta: Por que você não responderia? Você não tem em-si alguma ideia sobre esse termo?
.
-Se positiva a afirmação, então lhe faço a mesma pergunta do apresentador:
.
O que é arte? - Mas não paro por aí, pergunto-lhe também, por que você considera isso que você avalia como arte, arte? Já pensaste nisso?
.
Já parou para pensar se sua concepção de arte exclui ideias de arte vindas de outras concepções?
Se a resposta for sim, por que acredita ser a sua ideia de arte exclusiva?
Realmente confrontaste sua ideia de arte com outras ideias, para realmente avaliar quais as ideias efetivamente se aproxima da ideia de arte?
.
Companheiro, companheira, diga-me, se expresse, tente tirar do fundo da sua alma a resposta para esta inquietante indagação.
.
O que é arte?
.
Platão e também Descartes afirmaram que as ideias são inatas, elas já estão em você, basta rememorar. Procure lembrar-se! O que é arte?
.
Locke disse que a vida é uma folha em branco e são as experiências que vão preenchê-la apresentado-lhes a realidade das coisas.
.
Creio que algumas pessoas que estão a ler esse texto, no processo existencial já escreveram nessa tal folha lockeana, outrora branca, muitas noções da realidade. Será que nesta sua folha existencial contém as respostas para está indagação: - O que é arte?
.
Eu também não tenho resposta exata, por isso estou a indagar, mas creio que essa idéia de arte nem está presa nas minhas ideias, nem perdida em mundos desconhecidos. O pouco que sei sobre essa coisa, é que ela transmite-se. Ela transforma, enriquece, alerta, alegra e entristece, resgata, etc .
.
Transmissora e transformadora, foram às roupas que achei no meu guarda-roupa de termos que melhor vestiram e se encorparam a ideia de arte, que melhor a definiram. Só que o que ela transmite e transforma é vasto demais para ser abordado.
.
Transmissão na arte, efetivamente, é como no verso de Sidney Wanderley "Na verdade não se entra como se sai da amada: em nós algo se acrescenta ou em nós algo há que falta". Seguindo a mesma linha de raciocínio, não se entra e sai da arte como dantes se era. Pois a arte é transmissora e transformadora.
.
Agora, se alguma coisa, substância, seja lá o que for está se afirmando ou sendo afirmado como arte, que não transmite e nem transforma, sinto muito companheiro, isso não é arte, posso afirmar com todas as letras: Essa coisa é a ausência da arte..
.
Lailson Castanha
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu propósito:

Minha foto
Brazil
Intentamos propagar o personalismo, bem como suas principais ideias e seus principais pensadores, com a finalidade de incitar o visitante desse espaço a ponderar de forma efetiva sobre os assuntos aqui destacados e se aprofundar na pesquisa sobre essa inspiração filosófica, tão bem encarnada nas obras e nos atos do filósofo francês, Emmanuel Mounier.

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Seguidores