Emmanuel Mounier (1905-1950) e sua filha Anne

Espaço para difusão da filosofia personalista de Emmanuel Mounier e para ponderações de vários temas importantes, tendo como referência essa perspectiva filosófica.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sou um personalista.

SOU UM PERSONALISTA

Definido por mim sou um, por você, sou outro. Pelos outros, sou outro diferente de cada outro definido por outros outros. Diante de tantas conjeturas, como posso eu responder com propriedade quem sou?
.
Na minha definição – sou uma multiplicidade de ideias, personalizadas pela minha pessoalidade.

Não sou totalmente autêntico, porquê como diria o Eclesiastes “não existe nada de novo debaixo do céu”, mas também, não sou uma cópia existencial de um projeto de vida, porque as coisas que absorvo, as transformo com a minha pessoalidade. Tenho minha pessoalidade como a minha única riqueza, é o que me torna alguém, e me identifica. Acredito que ser diferente é o que faz a diferença, e as possibilidades de ser diferente se dão quando pessoalizamos as ideias e as forma de absorver as coisas, e vivenciamos a nossa vocação intrínseca. Se olhamos e agirmos uniformemente as ideias serão as mesmas e a contribuição também, mas se cada um enxerga distintamente, e distintamente age, as ideias e as contribuições serão distintas. E, ideias distintas, com contribuições diversificadas, é que esse mundo plural como o nosso, carece.

Sou um personalista.

Lailson Castanha
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu propósito:

Minha foto
Brazil
Intentamos propagar o personalismo, bem como suas principais ideias e seus principais pensadores, com a finalidade de incitar o visitante desse espaço a ponderar de forma efetiva sobre os assuntos aqui destacados e se aprofundar na pesquisa sobre essa inspiração filosófica, tão bem encarnada nas obras e nos atos do filósofo francês, Emmanuel Mounier.

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Seguidores