Emmanuel Mounier (1905-1950) e sua filha Anne

Espaço para difusão da filosofia personalista de Emmanuel Mounier e para ponderações de vários temas importantes, tendo como referência essa perspectiva filosófica.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que somos?

Quando perguntamos a nós mesmos, "o que somos?", logo, quase que inevitalvelmente responderemos "quem somos" ao invés de "quem somos.
.
Quando pergutamos a um indivíduo o que ele é, logo ele responde como ele é ou como vive e o que faz. Quase nunca obteremos uma resposta universal a essa indagação.
.
O porque deste desvio de informação reside na própria constituição humana, que é a matriz fornecedora das informações que a pessoa tem de sí mesma. Destarte, respondemos "quem somos" ou como nos situamos à indagação "o que somos", simplesmente porque somos seres à priori personalistas, por natureza, e, enxergar o mundo a partir de nós mesmos é o legado que o Criador nos deixou.
.
Somos seres totalmentes presos a nossa carne existencial, feitos do pó da terra - para enterder a vida a partir da terra, para entender Deus a partir da sua encarnação em Cristo e das coisas por Ele imanentemente criadas.
.
A pergunta "quem somos", feita a uma pessoa presa em sua pessoalidade não pode ser respondida com precisão, porque o indivíduo em sua pessoalidade não pode comportar a metafísica, nem mesmo ontologia do ser-humano, por ela ser muito maior que o indivíduo pessoal. A resposta a esta indagação só poderá ser feita numa base meramente abstrada, num conceito aberto. Posso responder, num conceito aberto, algumas caracteristicas peculiares do meu ser, algumas idéias do não ser-eu, o u alguma interpretação filosófica, histórica e cultural do que é o ser-humano, mas, a totalidade do que vem a ser o meu ser ou o ser-em-sí jamais poderá ser respondido com precisão.
.
O que somos? - A pergunta persiste.
.
Sabendo que não temos em nós mesmos a totalidade da verdade, faz-se necessário personaliza-la, e usando este princípio para a questão em destaque, deveremos inclusive personalizar a indagação transformando o "o que somos" em "quem somos".
.
Fazendo assim, aproveitaríamos melhor o enfoque no ser, sem nos perdemos na vastidão metafísica, ou quem sabe, depois de procurar e não encontrar o "o que somos" no buraco negro metafísico, devemos com humildade procurar saber "quem somos" na simplicidade da vida encarnada, sem diminuir o valor da resposta desta aparentemente simples mas, na realidade,fundamental questão existencial.
.
Lailson Castanha
______
MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Lisboa: Livraria Moraes editora, 1967.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu propósito:

Minha foto
Brazil
Intentamos propagar o personalismo, bem como suas principais ideias e seus principais pensadores, com a finalidade de incitar o visitante desse espaço a ponderar de forma efetiva sobre os assuntos aqui destacados e se aprofundar na pesquisa sobre essa inspiração filosófica, tão bem encarnada nas obras e nos atos do filósofo francês, Emmanuel Mounier.

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Seguidores