Emmanuel Mounier (1905-1950) e sua filha Anne

Espaço para difusão da filosofia personalista de Emmanuel Mounier e para ponderações de vários temas importantes, tendo como referência essa perspectiva filosófica.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A pessoa e a ação, o tema central do personalismo.

O tema pessoa humana sempre foi um dos temas centrais do personalismo de O tema pessoa humana sempre foi um dos temas centrais do personalismo de Mounier. Mais é importante ressaltar que o termo pessoa humana no personalismo é um termo muito mais complexo do quando usado na forma coloquial. Pessoa humana no personalismo é a pessoa em sua pessoalidade, em seu contexto, com uma vocação. Entendendo que pessoa humana é alguém com um contexto e nesse contexto é alguém com uma vocação, percebemos então que o termo pessoa humana está intimamente ligado no personalismo com o termo ação. Em sua ambiência, a pessoa é alguém com uma vocação, e necessariamente essa vocação está ligada a um compromisso, ao mesmo tempo, transcendente e existencial, que sendo levado em consideração, direciona a pessoa ao engajamento. Portanto, como tema central no personalismo de Mounier, podemos destacar pessoa e ação, pessoa em ação ou a pessoa e o engajamento, ou ação pessoal.
.
Mounier afirma que, "o que não age não é", portanto ser humano sem ação pessoal, é um ser demissivo, é um ser que não não vive a plenitude de ser-humano.

Comentando sobre a importância que o personalismo dá a ação pessoal, Mounier afirma: ”Uma teoria da ação não é pois um apêndice ao personalismo, é seu capítulo central”. O personalismo, já nasce como resposta ao “EU” existencialista, pois a Pessoa-Humana personalista, que encontra na ação e no engajamento um sentido existencial, serve como saída ao “Eu” do existencialismo, angustiada pela falta de sentido existencial, que tem como resposta ao sentido da vida, a angustiosa afirmação: Tudo é absurdo.
.
O Personalismo tem como centro, a preocupação em ressaltar a ação e a pessoa-humana engajada nessa ação. Está engajada porque vivendo integralmente como pessoa, naturalmente estará se movendo em torno das coisas que essencialmente o cerca, daí o seu engajamento, e o seu encontro.
.
"Porque não basta compreender, é preciso fazer. O nosso fim, o fim último, não é desenvolver em nós ou em torno de nós o máximo de consciência, o máximo de sinceridade, mas assumir o máximo de responsabilidade e transformar o máximo de realidade, à luz das verdades que tivermos reconhecido".(3)
.
______
.
(3) MOUNIER, Emmanuel. Manifesto ao serviço do personalismo. Lisboa: Livraria Moraes editora, 1967.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu propósito:

Minha foto
Brazil
Intentamos propagar o personalismo, bem como suas principais ideias e seus principais pensadores, com a finalidade de incitar o visitante desse espaço a ponderar de forma efetiva sobre os assuntos aqui destacados e se aprofundar na pesquisa sobre essa inspiração filosófica, tão bem encarnada nas obras e nos atos do filósofo francês, Emmanuel Mounier.

Arquivo do blog

Visitas:

Visitantes online:

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Seguidores