Emmanuel Mounier (1905-1950) e sua filha Anne

Espaço para difusão da filosofia personalista de Emmanuel Mounier e para ponderações de vários temas importantes, tendo como referência essa perspectiva filosófica.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reflexão personalista no Café filosófico São Bento

Pessoa e existência: a dramática existencial no personalismo de Emmanuel Mounier” – 31 de Maio de 2010 – Prof. Dr. Daniel da Costa

O Café Filosófico São Bento acontece às últimas Segundas -Feiras de cada mês no Café Girondino, na esquina da Rua Boa Vista com a Rua São Bento no Centro de São Paulo

O Café Filosófico São Bento acontece no Café Girondino das 17:00h às 19:00h.
Confirmar presença via e-mail: maritain@maritain.org.br

______
Fonte: http://culturageralsaibamais.wordpress.com/cafe-filosofico/

3 comentários:

  1. http://blog.cancaonova.com/asas/tag/emmanuel-mounier/

    o que de essencial está se perdendo para que haja tanta violência? Está na verdade se perdendo o valor da pessoa; o amor ao outro que, segundo o filósofo Emmanuel Mounier “é a mais forte certeza do homem”.

    ResponderExcluir
  2. Companheiro Leandro, saúde.

    Estou de pleno acordo com a sua assertiva. A cultura do individualismo que domina nossa civilização, que sufoca a vivência da pessoa, engendrou um modelo de vida egocêntrico, antipessoal, não dado a comunicação e a abertura de pessoa a pessoa. Contra isso, devemos nos engajar, afrontando de diversas formas, todos os modelos sociais despersonalizantes que se levantam, e os que já estão instalados.
    Continue a participar, sua contribuição enriquecerá esse espaço personalista.
    Obs.: Estou divulgando o texto de Daniel Machado, juntamente com o site por você destacado, na seção Links recomendados.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Meu propósito:

Minha foto
Brazil
Intentamos propagar o personalismo, bem como suas principais ideias e seus principais pensadores, com a finalidade de incitar o visitante desse espaço a ponderar de forma efetiva sobre os assuntos aqui destacados e se aprofundar na pesquisa sobre essa inspiração filosófica, tão bem encarnada nas obras e nos atos do filósofo francês, Emmanuel Mounier.

Visitas:

Visitantes online:

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Jean Lacroix, Emmanuel Mounier e Jean-Marie Domenach

Seguidores